Noçoes Sobre Inventário

Com a morte da pessoa, a herança transmite-se aos herdeiros como unidade, de forma indivisível, regulando-se pelas normas do condomínio. Por meio do inventário, apuram-se os direitos e obrigações do(a) falecido(a), para então ser realizada a divisão dos bens que compõe o espólio.

O inventário e a partilha poderão ser feitos pela via extrajudicial, por meio de Tabelionato de Notas, quando houver consenso entre os interessados. Com a edição da Resolução n. 571, de agosto de 2024, pelo CNJ, que alterou a Resolução 35, de abril de 2007, é possível a tramitação do inventário pela via extrajudicial ainda que existam herdeiros menores ou incapazes e testamento.

"A depender do patrimônio a ser recebido, se de pequena monta, o que deve ser analisado em cada caso, é possível a transferência por meio de alvará judicial, dispensando-se o inventário."

O procedimento pode ser realizado em qualquer Tabelionato de Notas, não sendo aplicadas as regras de competência do Código de Processo Civil. Ponderando fatores como tempo de tramitação e distância de deslocamento, por exemplo, os herdeiros podem definir com o seu advogado em qual cartório preferem a tramitação.

Já o inventário judicial pode ser feito em qualquer hipótese, sendo o meio próprio quando houver litígio quanto aos direitos dos herdeiros. Conforme já referido, com a recente alteração da Resolução 35 do CNJ, ampliou-se a margem de opção pela via extrajudicial.

Tanto no inventário judicial como extrajudicial o prazo para instauração do procedimento é de 60 (sessenta) dias contados do óbito, sob pena de aplicação de multa calculada sobre o valor devido a título de Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação – ITCMD.

A depender do patrimônio a ser recebido, se de pequena monta, o que deve ser analisado em cada caso, é possível a transferência por meio de alvará judicial, dispensando-se o inventário.

Todos os procedimentos aqui tratados exigem que a parte seja representada por um(a) advogado(a). Consulte um(a) de sua confiança.

Leia outros Artigos

Imagem equipe Marchi & Duarte Sociedade de Advogados

Dispensa Discriminatória: conheça seus direitos e como se proteger de práticas abusivas

A Lei nº 9.029/95 proíbe práticas discriminatórias no ambiente de trabalho, incluindo exigências de atestados de gravidez, esterilização e outras ações que limitem o acesso ao emprego ou a manutenção da relação de trabalho. De acordo com o art. 1º dessa lei, é vedada qualquer forma de discriminação com base em sexo, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar, deficiência, reabilitação profissional, idade, entre outras características. Essa proibição busca garantir um ambiente de trabalho mais justo e igualitário, protegendo os trabalhadores de práticas abusivas […]

Imagem equipe Marchi & Duarte Sociedade de Advogados

Tudo sobre aviso prévio e como garantir uma transição segura no emprego

O aviso prévio é um direito garantido aos trabalhadores pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e pela Lei 12.506/2011. Ele é uma comunicação antecipada feita pelo empregador ao empregado, ou vice-versa, informando sobre o término do contrato de trabalho. O objetivo do aviso prévio é proporcionar tempo para que ambas as partes se ajustem à nova situação: o trabalhador pode procurar um novo emprego, e o empregador pode buscar um novo funcionário […]

Imagem equipe Marchi & Duarte Sociedade de Advogados

A Necessidade de Observar as Formalidades Legais no Reconhecimento do Investigado

No processo penal brasileiro, a produção probatória é tema recorrente e sensível, sobretudo pelo interesse estatal em apurar eventual prática criminosa e, ao mesmo tempo, ter-se que garantir os direitos constitucionais e legais do investigado/acusado […]

Imagem equipe Marchi & Duarte Sociedade de Advogados

Saiba Tudo Sobre o 13º Salário: seus direitos, cálculos e prazos de pagamento

O 13º salário, também conhecido como gratificação de Natal, é um direito garantido aos trabalhadores brasileiros pela Constituição Federal de 1988 e pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Previsto no artigo 7º, inciso VIII da Constituição, e regulamentado pela Lei 4.090/1962, esse benefício assegura um pagamento extra anual aos empregados, como forma de reconhecimento pelo trabalho realizado ao longo do ano […]

Consentimento de Cookies

Este site usa cookies para ajudar você a ter uma experiência de navegação superior e mais relevante no site.