Planos de Saúde: natureza exemplificativa do rol da Agência Nacional De Saúde Suplementar (ANS)

Nas relações envolvendo plano de saúde, em virtude do disposto no art. 4º, III, da Lei 9.961/2000 e no art. 10, §4º, da Lei 9.656/98, é comum as operadoras do plano negarem a cobertura dos procedimentos não previstos no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) como referência básica, isto é, de custeio ou fornecimento obrigatório.

No âmbito do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, há entendimento consolidado pela natureza exemplificativa do rol. Assim, não cabe às operadoras limitarem o tipo de tratamento a ser realizado, mas tão somente as doenças para as quais oferecem cobertura.

"A opção legislativa sedimenta que é possível a cobertura de tratamentos ou procedimentos além dos previstos no rol da ANS."

No Superior Tribunal de Justiça, a posição que antes prevalecia por ser o rol meramente exemplificativo, passou por um período marcado por divergência entre as turmas competentes para análise das questões de direito privado: a Terceira Turma entendendo que o rol é meramente exemplificativo, enquanto a Quarta Turma reafirmando julgado de que é exaustivo (a operadora só estaria obrigada ao fornecimento daqueles procedimentos descritos no rol da ANS).

Em meio a essa tensão, o Legislador editou a Lei 14.454/2022, alterando dispositivos da Lei 9.656/98, que dispõe sobre os planos privados de assistência médica, para determinar a cobertura de tratamento ou procedimento não previsto no rol da ANS, prescrito por médico ou odontólogo assistente, desde que exista comprovação da eficácia baseada em evidências científicas e plano terapêutico ou existam recomendações do Conitec ou de um órgão de avaliação de tecnologias em saúde internacional, desde que aprovada para os seus nacionais.

A opção legislativa sedimenta que é possível a cobertura de tratamentos ou procedimentos além dos previstos no rol da ANS. Não obstante, analisando as posições conflitantes e a natureza da relação jurídica, imperioso destacar que, pela constante descoberta de novos métodos de combate às doenças e pela hipossuficiência do contratante beneficiário do plano, que não dispõe de conhecimento prévio acerca do real alcance de cobertura, observa-se que a posição pela natureza exemplificativa garante o equilíbrio entre as partes e a função social do contrato.

Leia outros Artigos

Imagem equipe Marchi & Duarte Sociedade de Advogados

Dispensa Discriminatória: conheça seus direitos e como se proteger de práticas abusivas

A Lei nº 9.029/95 proíbe práticas discriminatórias no ambiente de trabalho, incluindo exigências de atestados de gravidez, esterilização e outras ações que limitem o acesso ao emprego ou a manutenção da relação de trabalho. De acordo com o art. 1º dessa lei, é vedada qualquer forma de discriminação com base em sexo, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar, deficiência, reabilitação profissional, idade, entre outras características. Essa proibição busca garantir um ambiente de trabalho mais justo e igualitário, protegendo os trabalhadores de práticas abusivas […]

Imagem equipe Marchi & Duarte Sociedade de Advogados

Tudo sobre aviso prévio e como garantir uma transição segura no emprego

O aviso prévio é um direito garantido aos trabalhadores pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e pela Lei 12.506/2011. Ele é uma comunicação antecipada feita pelo empregador ao empregado, ou vice-versa, informando sobre o término do contrato de trabalho. O objetivo do aviso prévio é proporcionar tempo para que ambas as partes se ajustem à nova situação: o trabalhador pode procurar um novo emprego, e o empregador pode buscar um novo funcionário […]

Imagem equipe Marchi & Duarte Sociedade de Advogados

A Necessidade de Observar as Formalidades Legais no Reconhecimento do Investigado

No processo penal brasileiro, a produção probatória é tema recorrente e sensível, sobretudo pelo interesse estatal em apurar eventual prática criminosa e, ao mesmo tempo, ter-se que garantir os direitos constitucionais e legais do investigado/acusado […]

Imagem equipe Marchi & Duarte Sociedade de Advogados

Saiba Tudo Sobre o 13º Salário: seus direitos, cálculos e prazos de pagamento

O 13º salário, também conhecido como gratificação de Natal, é um direito garantido aos trabalhadores brasileiros pela Constituição Federal de 1988 e pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Previsto no artigo 7º, inciso VIII da Constituição, e regulamentado pela Lei 4.090/1962, esse benefício assegura um pagamento extra anual aos empregados, como forma de reconhecimento pelo trabalho realizado ao longo do ano […]

Consentimento de Cookies

Este site usa cookies para ajudar você a ter uma experiência de navegação superior e mais relevante no site.