Responsabilidade Civil do Proprietário de Veículo Automotor pelos Danos Causados por Terceiro na sua Condução

Um dos fatos mais cotidianos é alguém emprestar a um(a) amigo(a) ou familiar o seu veículo automotor. Seja pela necessidade, seja pela comodidade, é comum a entrega do bem para um fim específico, com a garantia implícita de que será bem cuidado e restituído da mesma forma que recebido.

O que essa prática camufla, contudo, é um risco acentuado de prejuízo, não só decorrente de danos ao próprio veículo, como também a outras pessoas. Isso porque o proprietário pode ser civilmente responsabilizado pelos danos causados por terceiro na condução do seu veículo automotor.

"Considerando que a depender do infortúnio pode motivar indenizações milionárias, é importantíssimo cautela com a prática de emprestar o seu veículo, principalmente para quem tem o hábito de entregá-lo a pessoas sem habilitação, embriagadas ou que aparentemente não estão em condições de dirigir por cansaço ou outros fatores."

Há uma corrente consolidada na doutrina e em tribunais brasileiros que admite a responsabilidade do proprietário em razão do fato da coisa, do dever de vigilância, entendido como a diligência para que alguém não autorizado assuma a direção, e do dever de escolha, caracterizado pelo cuidado para quem será emprestado o bem.

É importante destacar que, ainda que o condutor assuma o prejuízo, eventuais lesados podem ingressar com uma demanda judicial em face dos dois: do condutor e do proprietário do veículo, a seu critério, em decorrência da responsabilidade solidária.

Considerando que a depender do infortúnio pode motivar indenizações milionárias, é importantíssimo cautela com a prática de emprestar o seu veículo, principalmente para quem tem o hábito de entregá-lo a pessoas sem habilitação, embriagadas ou que aparentemente não estão em condições de dirigir por cansaço ou outros fatores.

Por isso, reforça-se a necessidade de uma consultoria jurídica para os atos da vida civil, porque mesmo algo tão corriqueiro pode trazer inúmeros prejuízos aos envolvidos.

Leia outros Artigos

Imagem equipe Marchi & Duarte Sociedade de Advogados

Dispensa Discriminatória: conheça seus direitos e como se proteger de práticas abusivas

A Lei nº 9.029/95 proíbe práticas discriminatórias no ambiente de trabalho, incluindo exigências de atestados de gravidez, esterilização e outras ações que limitem o acesso ao emprego ou a manutenção da relação de trabalho. De acordo com o art. 1º dessa lei, é vedada qualquer forma de discriminação com base em sexo, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar, deficiência, reabilitação profissional, idade, entre outras características. Essa proibição busca garantir um ambiente de trabalho mais justo e igualitário, protegendo os trabalhadores de práticas abusivas […]

Imagem equipe Marchi & Duarte Sociedade de Advogados

Tudo sobre aviso prévio e como garantir uma transição segura no emprego

O aviso prévio é um direito garantido aos trabalhadores pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e pela Lei 12.506/2011. Ele é uma comunicação antecipada feita pelo empregador ao empregado, ou vice-versa, informando sobre o término do contrato de trabalho. O objetivo do aviso prévio é proporcionar tempo para que ambas as partes se ajustem à nova situação: o trabalhador pode procurar um novo emprego, e o empregador pode buscar um novo funcionário […]

Imagem equipe Marchi & Duarte Sociedade de Advogados

A Necessidade de Observar as Formalidades Legais no Reconhecimento do Investigado

No processo penal brasileiro, a produção probatória é tema recorrente e sensível, sobretudo pelo interesse estatal em apurar eventual prática criminosa e, ao mesmo tempo, ter-se que garantir os direitos constitucionais e legais do investigado/acusado […]

Imagem equipe Marchi & Duarte Sociedade de Advogados

Saiba Tudo Sobre o 13º Salário: seus direitos, cálculos e prazos de pagamento

O 13º salário, também conhecido como gratificação de Natal, é um direito garantido aos trabalhadores brasileiros pela Constituição Federal de 1988 e pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Previsto no artigo 7º, inciso VIII da Constituição, e regulamentado pela Lei 4.090/1962, esse benefício assegura um pagamento extra anual aos empregados, como forma de reconhecimento pelo trabalho realizado ao longo do ano […]

Consentimento de Cookies

Este site usa cookies para ajudar você a ter uma experiência de navegação superior e mais relevante no site.